Alojamento
Como posso conhecer a oferta de alojamento da Penedino?
Pode conhecer toda a oferta de alojamento local, diretamente no site www.penedino.pt , através dos parceiros de alojamento e parceiros institucionais do concelho de Arcos de Valdevez. Consulte na lista de parceiros presente no nosso site.
Quais os serviços incluídos na proposta de Alojamento Local?
O alojamento dispôe de condições que lhe fazem crer que está numa casa típica da região do PNPG, equipada com as comodidades dos dias modernos, mas num ambiente e arquitetura que nos remonta à cultura das suas gentes da serra da Peneda. À chegada, os clientes terão ao seu dispôr um “cesto de boas-vindas” como reconhecimento pela escolha da Penedino. Terá um serviço de loja de produtos regionais que pode experiênciar e viver os novos sabores da serra da Peneda. Saiba mais no site www.penedino.pt
Posso efetuar a reserva diretamente pelo site?
Sim, pode colocar a sua reserva directamente pelo site, mas pedimos que confirme a disponibilidade connosco antes de qualquer pagamento, para garantirmos que a solução que procura está pronta para si na altura que procura.
Posso levar animais domésticos?
Sim, vai poder desfrutar do ambiente e natureza com os seus animais domésticos. A sua experiência vai permitir uma partilha natural com os seus animais, desfrutando da calma e tranquilidade da Senhora da peneda.
Quanto custa por animal doméstico?
Para nós a natureza é rainha! Fazer-se acompanhar com animais domésticos não tem custos adicionais.
Trilhos
A quem se destinam os trilhos e percursos apoiados pela Penedino?
A Penedino recomenda os trilhos e experiências associadas a todos os que querem desfrutar do contacto com a natureza no coração do parque da Peneda – Gerês. Desde os experimentados montanhistas a todos os que tenham o desejo de se aventurar na busca do desconhecido pela primeira vez. Temos programas para todos os que querem fazer caminhadas em busca da descoberta da beleza do parque que tem a chancela da Unesco de “Reserva Mundial da Biosfera” .
Porquê a escolha da Penedino?
A Penedino pretende oferecer experiências memoraveis aos seus clientes, desenvolve a sua atividade num espaço único que é a Serra da Peneda, Gerês e preparará os programa em estreita ligação com os interesses e desejos dos seus clientes. Ao escolher a Penedino, fica assegurado que vai conhecer o que o PNPG tem de melhor, mais saudável e selvagem, partilhando experiências e imagens inesquecíveis, assegurando a prática de normas de segurança que minimizarão os riscos inerentes às atividades de montanha.
Que tipo de experiências disponibilizamos?
A Penedino dedica-se à oferta de alojamento local, comércio de produtos locais, geolocalização animal em regime livre em montanha e a organização de Caminhadas e Trekkings no parque da Peneda - Gerês. Procuramos que os nossos clientes fiquem a conhecer a serra da Peneda, a história e cultura das gentes da serra, de forma descontraída e aventureira, em busca de experiências únicas.
Em que época os programas de caminhadas estão disponíveis para compra?
A Penedino desenvolve a sua atividade em todo o ano. Oferece aos seus clientes todo um leque de atividades que se desenvolvem durante todo o ano, adaptando-as ao clima da época em que são feitas, sempre na linha das boas práticas e com a máxima segurança dos seus intervenientes. Veja a Agenda de Eventos.
Pretendo fazer uma caminhada de grupo, mas não consta da V/ agenda, o que fazer?
Para além das atividades agendadas, poderá propor uma atividade sumariamente e nas datas de sua preferência. Para tal, precisa apenas de juntar um grupo de amigos, família ou colegas de trabalho e nós desenharemos um programa à sua medida.
Como inscrever numa experiência da Penedino?
A inscrição e reserva é muito simples. Basta ir à nossa página de reservas, consoante a experiência requerida (alojamento, trilhos, degustação) e fornecer os dados de cada um dos participantes (nome, local de partida, data de nascimento e email), informando-nos da atividade e data pretendida.
Quais as garantias dos serviços que a Penedino oferece?
A Penedino é uma empresa jovem, a sua equipe conta com pessoas experientes e um sorriso nos olhos. Somos uma equipa multidisciplinar, temos formação base de socorrismo e todas as atividades e participantes estão cobertos por seguro.
Em caso de reserva, pagamento efetuado e não puder participar na data selecionada, é devolvido o valor pago?
A organização de experiências deste tipo exige alocação de ercursos materiais e financeiros na fase de planeamento. Neste sentido, não é possível o crédito pago. Contudo, porque os clientes são muito importantes para nós, concedemos a possibiliadde de reagendamento de nova experiência igual ou similar à reservada.
Como posso estar informado sobre as atividades e calendário?
É muito Simples. Seguindo o nosso site www.penedino.pt e sendo “amigo” da nossa página de Facebook , instagram e Linkdin ou inscrever-se para receber a nossa newsletter.
Não costumo fazer caminhadas com regularidade, é arriscado fazer caminhadas de montanha na serra da Peneda?
A Penedino procura organizar as suas atividades para todas as pessoas, sem exclusões, mesmo para aquelas que o fazem pela primeira vez. Dispomos de várias atividades de dificuldade “1”, que se desenvolvem em 2/3 horas, que lhe proporcionarão uma primeira experiência agradável e confortável e poderão constituir um bom teste de avaliação ás suas capacidades físicas. Desta forma poderá avaliar o terreno, ambiente e espirito em que se desenvolvem as nossas atividades e desta forma avaliar a hipótese de evoluir para escala de dificuldade superiores nos percursos que gostaria de fazer.
É recomendável algum vestuário especial?
Cada atividade será sempre condicionada pelas condições meteorológicas na altura. O calçado e roupa devem adequar-se ao tipo de atividade, duração e às condições meteorológicas previstas. Será contactado aquando da confirmação da reserva com o material recomendado para a atividade.
É recomendável alguma comida e bebidas para os percursos?
Para cada atividade será recomendado comida e bebidas de uso individual. Será contactado aquando da confirmação da reserva com o material recomendado para a atividade.
Que tipo de vestuário é recomendável para trilhos longos?
O vestuário deve ser o que proporcione conforto e segurança. Em geral, recomenda-se o seguinte: Calçado adequado para caminhada, devem ser impermeáveis se a previsão do tempo o recomendar e as meias próprias de caminhada, feitos de material que facilite a transpiração Calças confortáveis, evitar roupa justa ao corpo. Para dias com previsão de tempo com chuva, recomenda-se calças impermeáveis Luvas e cachecol, alternativas, a gola polar ou lenço Vestuário recomendado - 1ª Camada, t-shirts respiráveis; 2ª Camada, polar ou colete polar; 3ª Camada, casaco impermeável ou poncho Relógio, Lanterna de mão e telemóvel Mochila de 20 a 30lt Conjunto de bastões para apoio à marcha
Que tipo de vestuário é recomendável para trilhos durante a noite?
O vestuário deve ser o que proporcione conforto e segurança. Em geral, recomenda-se o seguinte: Calçado adequado para caminhada, devem ser impermeáveis se a previsão do tempo o recomendar e as meias próprias de caminhada, feitos de material que facilite a transpiração Calças confortáveis, evitar roupa justa ao corpo. Para dias com previsão de tempo com chuva, recomenda-se calças impermeáveis Luvas e cachecol, alternativas, a gola polar ou lenço Vestuário recomendado - 1ª Camada, t-shirts respiráveis; 2ª Camada, polar ou colete polar; 3ª Camada, casaco impermeável ou poncho Relógio, Lanterna de mão e telemóvel Mochila de 20 a 30lt Conjunto de bastões para apoio à marcha Tenda compacta Colchão de enrolar Saco cama Fogão com botija de gás compacta Tachos cozinhar, caneca, talheres Kit Limpeza – toalhetes húmidos, escova e pasta dentes Kit sobrevivênca (pensos, compressas, paracetamol ou equivalente)
Que tipo de alimentação é recomendável para trilhos?
A alimentação deve ser calculada para a duração do trilho (s). Em geral, recomenda-se o seguinte: Sopas pré confecionadas de pacote Massas pré confecionadas de pacote Fruta à base de hidratos de carbono Frutos secos Barras cereais Chocolates Chá Açúcar Água
O que são níveis de dificuldade para trilhos?
Os níveis de dificuldade representam uma escala de indicadores que pretende facilitar a escolha das mesmas por parte dos interessados nas caminhadas por trilhos. É importante referir que uma escala de Níveis de dificuldade são meros indicadore, tem subjetividade e devem ser meramente indicativas. A escolha da caminhada mais adequada para si, pertence em exclusivo a cada um e deve ser feita de forma consciente e de acordo com as suas capacidades físicas e condição psicológica. Caso já tenha experiências anteriores, compreenderá melhor as caraterísticas da caminhada, em especial, sobre o nível de esforço aplicável.

Nível de dificuldade 1 - É um nível de dificuldade baixo, é portanto acessível a todos, incluindo crianças com mais de 8 anos e que estejam habituadas a caminhar. O percurso realiza-se em terreno maioritariamente plano e pouco acidentado, sem grandes dificuldades físicas. Poderão existir alguns desníveis e distâncias a percorrer um pouco mais longos, mas regra geral serão acessíveis à grande maioria das pessoas.

Nível de dificuldade 2 - É um nível de dificuldade moderado, acessível a todos, mesmo não tendo grande preparação física, estão de boa saúde física e estão habituados a caminhar. O percurso ter alguns desníveis mais acentuados e zonas onde o piso poderá ser mais difícil e acidentado. Em alguns casos as distâncias a percorrer poderão ser maiores, mas a dificuldade técnica será moderada.

Nível de dificuldade 3 - Recomendamos estas caminhadas a pessoas com experiência contínua em caminhadas, boa condição física e que pratiquem exercício de forma regular. É necessária resistência física e vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. O percurso terá desníveis acentuados e poderá apresentar dificuldades técnicas acrescidas. As distâncias a percorrer podem ser mais longas, a duração superior a 6 horas e o rítmo ligeiramente acelerado.
Produtos locais
Onde posso comprar e/ou degustar os produtos locais?
A Penedino dispôe de um espaço autónomo para exposição e venda de produtos locais, tais como o vinho verde, o mel, a confeitaria regional, ervas aromáticas e outros produtos genuínos.
Posso reservar alojamento local e combinar com uma experiência de degustação?
Sim, pode sempre solicitar o tipo de experiência de degustação. Esteja atento às nossas sugestões para cada programa. Saiba mais no site www.penedino.pt
Posso comprar para levar para o meu endereço familiar?
Sim, pode comprar e levar o que desejar, salvo haja rotura de stock. Pode tambem, encomendar via site www.penedino.pt, enviaremos por transportadora para o endereço que nos facultar.
Geolocalização animal
Para que servem os dispositivos de geolocalização animal?
Os dispositivos de geolocalização animal servem para visitas guiadas a animais no seu ambiente natural de pastagem na serra da Peneda-Gerês e também podem ser adequiridos por criadores de gado em montanha para melhorar a monitorização e controlo dos seus animais.
Como posso comprar os dispositivos?
Pode comprar diretamente na loja física da Penedino, ou diretamente no site www.penedino.pt
Como funciona o dispositivo de geolocalização animal?
O localizador GPS Digitanimal para vacas, cabras, cavalos e ovelhas, coleta e armazena os dados do aparelho no servidor de forma segura, para que todas as informações de cada animal sejam analisadas e o aplicativo envie notificações automáticas para o celular ou correio eletrônico (sem custo adicional) do agricultor quando ele deteta qualquer anomalia. Por exemplo: alerta para temperatura, localização, baixa atividade ou hiperatividade, aquecimento e entrega, avisos meteorológicos, etc.
Qual é a forma de comunicação do dispositivo eletrónico com o meu smartphone?
Soluções eletrónicas à sua medida e necessidade. Desenvolvemos soluções ultra compactas (desde 22 g), com largo ciclo de bateria, com diferentes tipos de sensores (temperatura, acelarómetro, ...) utilizando a tecnologia mais avançada para a localização (GPS, Galileu, Glonass), enviam a informação de dados para os nossos servidores através de rede IOT (Internet Of Things). O utilizador com o seu Smartphone, acede a toda a informação recolhida do animal.
Qual é a garantia e serviços incluídos?
O preço final pode variar em função das quantidades. Queira contactar-nos para o telefone, ou por email para esclarecer como o preço é afetado pelo desconto de quantidades.
A compra dos dispositivos, incluem a garantia de 2 anos contra defeitos de fabrico, acesso à plataforma WEB e demais serviços de apoio ao cliente durante o primeiro ano. Findo este período, o cliente deverá fazer uma subscrição anula por dispositivo que assegurará todos os serviços necessários ao normal funcionamento do dispositivo.
Qual é o preço dos serviços de entrega no endereço do cliente?
O preço aplicável em território nacional (Continente e ilhas), é de 18,00 €
Qual é o prazo de entrega após encomenda?
O período máximo de entrega é de 6 dias úteis, salvo torura de stocks